Tratamentos Naturais para Acne

Tratamentos Naturais para Acne

 

Se você tem acne e já fez tratamentos convencionais que não funcionaram, que tal tentar alternativas mais naturais? Existem muitas opções que não envolvem produtos industrializados (e caros) e que podem sim ser muito eficientes.

O que é Acne?

A acne é uma doença crónica das glândulas sebáceas da pele, que conduz ao desenvolvimento dos comedões, também conhecidos como espinhas.

Quase todos os adolescentes terão um surto ocasional de acne, e aproximadamente 40% dos adolescentes têm acne cística grave. Mesmo pessoas com 30 anos ou mais podem ser afetadas. Se a acne não for tratada pode deixar cicatrizes físicas (e emocionais).

Durante a puberdade, os hormônios acionam as glândulas sebáceas para crescer e produzirem mais sebo (óleo). Esse excesso de óleo pode fazer com que os poros fiquem entupidos. Um tipo de bactéria chamada Propionibacterium acnes, que normalmente vive na pele, invade a obstrução dos poros e começa a crescer, criando inflamação e irritação. O resultado é um folículo inflamado, onde se desenvolve uma espinha.

Cuidados Gerais contra a Acne

  • Tenha uma dieta saudável, incluindo muitas fibras, gorduras saudáveis e água. Ácidos graxos essenciais (como o Ômega 3) reduzem a inflamação e reparam as células danificadas da pele.
  • Inclua vitaminas E e C: A vitamina E é essencial para a saúde da pele, e pode ajudar a prevenir cicatrizes. A vitamina C ajuda na reparação da pele e melhora a produção de colágeno.
  • Mantenha a pele limpa, e evite mexer nas lesões e ficar com marcas.
  • Utilize suplementos de vitamina A e zinco. A vitamina A é essencial para a saúde da pele, regula o sebo e a produção de queratina. O zinco promove a cura dos tecidos, equilibra os hormônios e reduz a inflamação.

 

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Tratamentos Naturais para Acne

É um antibiótico natural e anti-séptico. Os estudos descobriram que esta substância é tão eficaz como o peróxido de benzol (muito comum em cosméticos), mas é melhor tolerada pela pele. Tea Tree é um dos extratos medicinais mais versáteis e famosos por sua extrema e eficiente capacidade de combater a formação de acne no rosto, controlar a oleosidade das peles mais oleosas e ainda promover uma hidratação mais profunda. Saiba mais sobre o óleo essencial de melaleuca.

Fambroesa, Melão e Maçã

Tratamentos Naturais para Acne

Um excelente tratamento natural para acne é tomar diariamente 1 copo de suco natural de framboesas, pois esta fruta é rica em zinco, que é um mineral essencial para a eliminação dos cravos e das espinhas. O zinco atua no restabelecimento do equilíbrio hormonal controlando assim a atividade das glândulas sebáceas. O melão ajuda na desintoxicação do sangue, livrando-o de impurezas (saiba tudo sobre essa maravilha que é o melão). Este suco deve ser encarado como um tratamento diário, já que não tem efeito imediato, e sim a longo prazo.

Sândalo e Água de Rosas

Tratamentos Naturais para Acne

Misture o sândalo e algumas gotas de água de rosas para fazer uma pasta. Essa pasta pode ser usada como máscara facial ou aplicada diretamente na região com cicatrizes. Deixe a pasta agir por 1 hora ou mais. Se possível, deixe-a na pele durante a noite toda. Depois, retire completamente, enxaguando o local.

Esse é o melhor e mais eficaz método para tratar cicatrizes de acne, devido ao efeito calmante e refrescante do sândalo na pele.

Azeite de Oliva

Tratamentos Naturais para Acne

Todos sabem que azeite de oliva é tudo de bom: mas além de fazer bem e deixar os alimentos mais saborosos, ele tem propriedade hidratante, amaciando e suavizando a aparência das cicatrizes de acne. A forma de usar é simples: massageie a pele com cicatrizes utilizando azeite de oliva.

Mel

Tratamentos Naturais para Acne

O mel é um excelente hidratante natural, que ajuda a tratar as cicatrizes de acne. Você pode usar o mel como máscara ou tomar uma fórmula especial à base de mel para tratar cicatrizes.

Tomate e Pepino

Tratamentos Naturais para Acne

Um excelente e muito popular método de tratamento de cicatrizes de acne é usar uma máscara de tomate e pepino. Cubra seu rosto com essa máscara. Esses dois ingredientes combinados podem suavizar bastante a aparência das cicatrizes de acne. A máscara de tomate e pepino também fecha os poros da pele, dando uma aparência mais homogênea.

Óleo Essencial de Lavanda

Tratamentos Naturais para Acne

O óleo de lavanda é a grande estrela dos óleos essenciais. Para utilizar, embeba uma bola de algodão com algumas gotas deste óleo essencial e aplique-o nas cicatrizes de acne no mínimo 2 vezes ao dia. Você verá resultados rapidamente. Saiba mais sobre o óleo essencial de lavanda.

Ovo

Tratamentos Naturais para Acne

Clara de ovo é um ingrediente barato e eficaz para tratar cicatrizes de acne. Embeba uma bola de algodão com claras de ovos e passe nas cicatrizes de acne. Deixe agingo da noite para o dia. Saiba mais sobre o ovo.

Argila Verde

Tratamentos Naturais para Acne

A argila verde é rica em minerais como: zinco, óxido de ferro, magnésio, cálcio e potássio. É considerada um esfoliante natural que deixa a pele iluminada e atenua as manchas. A argila  ajuda a combater a oleosidade, a acne, a diminuir edemas e a promover o equilíbrio mineral da cútis, sendo ainda, compatível com os mais variados tipos de pele.

E você, o que faz para melhorar a acne? Gostou das receitinhas?

 

Curta mais em: https://belezaesaude.com

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*