Lombo de Porco ao Molho de Peras

Lombo de Porco ao Molho de Peras

O lombo é uma carne rica em proteínas e com um menor índice de colesterol, do que os outros cortes suínos… Além de ser muito saboroso. E em época de festas, ele sempre é lembrado, como em um bom churrasco e no final de ano, assado com molhos diversos. Sempre prefiro comprá-lo in natura sem tempero, para poder temperá-lo a meu modo, mas algumas peças que já vem temperada são saborosas também. A vantagem dessa carne, é que combina muitíssimo bem, com frutas, molhos agridoce em geral, além do tradicional, por ser uma carne mais “seca”. Uma peça de 1 kg, já garante um bom prato. Prefiro sempre fazer uma vinha d’alho, para amaciá-lo. Em uma travessa, ou refratário com tampa, ou até mesmo um saco plástico.

 

Ingredientes:

1 peça de lombo de mais ou menos 1kg

2 peras pequenas ou 1 grande

1/2 xícara de cebola

1/ xícara de conhaque (pode ser vinho branco)

1 colher de sopa de amido de milho

Azeite/óleo para selar

Modo de Preparo do Lombo de Porco ao Molho de Peras

Descongele a peça de lombo conforme as instruções da embalagem

Aqueça bem uma frigideira grande com um fio de óleo/azeite

Sele todos os lados do lombo (deixe quieto até dourar, então vire, até dourar toda a peça)

Transfira o lombo para um refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180ºC por 1 hora.

Retire o papel alumínio, faça cortes na parte superior do lombo e (com cuidado pra não se queimar) coloque fatias de pera nos cortes.

Corte o restante das peras e coloque ao redor do lombo, adicione o conhaque e a cebola ao refratário e volte para o forno até dourar (de vez em quando regue o lombo com o caldo que se forma na assadeira)

Retire o lombo, coloque todo o conteúdo líquido do refratário no liquidificador e bata bem depois coe em uma panela e leve ao fogo com uma colher de maisena, no fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Sirva o lombo regado com o molho

O sabor da pera assada junto do lombo é perfeito e o molho é bem suave, dando um toque bem delicado ao prato. Amei! Sirva o lombo regado com esse molho. É um molho suave e muito saboroso. A combinação é muito boa. Experimenta!!! Bom Apetite!!

 

Fonte: http://www.receitasedicasdochef.com.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*