5 tipos de cerveja e os melhores petiscos para acompanhar cada um

Da mesma forma que os vinhos devem ser escolhidos de acordo com a refeição oferecida, algumas porções ficam mais harmoniosas quando servidas com o tipo de cerveja certa.

Isso significa que determinados alimentos caem muito com uma Lager, enquanto outros são mais propícios a uma Witbier ou Golden Ale, por exemplo. O legal é que quando se aprende a harmonizar o prato, é possível perceber claramente a intensidade das notas do estilo da cerveja, especialmente no caso das de puro malte, como é o caso das cervejas artesanais.

Isso acontece porque cada cerveja possui um conjunto de características que a torna única. No caso da Lager, por exemplo, especialistas afirmam se tratar de um tipo de cerveja de sabor mais suave e não muito amargo, sendo ela capaz de agradar paladares mais sensíveis.

A Witbier, por sua vez, possui um sabor ainda mais suave que o da Lager, o que se deve à presença de cascas de laranja e sementes de coentro, o que também ajuda a acentuar a refrescância. Já no caso da Golden Ale, ela é o tipo de cerveja mais forte, tanto em teor alcoólico quanto em amargor, possuindo um fermento especial em sua composição.

No fim das contas o que importa é que, independente da preferência, sempre haverá um petisco adequado para cada cerveja. E a seguir você pode conferir agora mesmo algumas das sugestões. Veja!

 

Melhores petiscos para tipos diferentes de cerveja

 

Lager

Cervejas do tipo Lager ficam mais harmoniosas se servidas com queijo fresco, frituras, peixes, frutos do mar e aves. Vale dizer, porém, que no caso dos peixes e frutos do mar, o ideal é que seja servida com camarão, lula, mariscos e peixes brancos.

Já para quem prefere servir com aves, a dica é escolher um frango grelhado ou assado, mas que tenha sido preparado com tempero suave. Já no caso dos queijos, os melhores para esse tipo de cerveja são os macios, como o brie, por exemplo.

 

 

Witbier

Esse tipo de cerveja possui um sabor suave, por isso é importante ter cuidado na hora de escolher o alimento que será servido junto com a bebida, uma vez que alimentos com sabor forte podem se sobressair ao sabor da Witbier.

Para manter a harmonia o ideal é escolher frutos do mar como o mexilhão, que combina perfeitamente bem, da mesma forma que o sushi e peixes como o linguado, também tendem a funcionar bem.

A cerveja ser servida ainda com comidas leves como saladas e risotos. E para um momento informal, pode ser boa ideia também servir a bebida com uma tábua de frios, nesse caso com preferência para queijos como brie, camembert, ricota e até o queijo de cabra.

Golden Ale

Cervejas Golden Ale combinam melhor com queijos que possuem um sabor mais forte, como por exemplo, o Gruyère e Gouda. A bebida fica harmoniosa também com frutos do mar como lagosta e camarão, assim como sushis e sashimis.

A cerveja também combina com todos os tipos de carne, inclusive as de sabores mais intensos, tais como ovelha e cordeiro, principalmente quando o tempero é bem apimentado.

IPA

Para cervejas como Pale Ale, a dica para manter a harmonia é que ela seja servida com os queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, podendo ser interessante também com queijos duros, como cheddar e grana padano.

A bebida pode ser servida também com sanduíches condimentados e picantes, que ajudam a realçar as notas e o sabor. Alimentos como camarão, lula, mariscos e bacalhau, são os que mais harmonizam com a bebida. E para quem prefere consumir a bebida acompanhada de doce, a dica é servir com bolos de cenoura e laranja.

Weiss

Bebidas como Weiss, harmonizam bem com queijos embutidos e queijo de cabra, além de tábuas de frios e outras comidas típicas de boteco. Para quem prefere petiscos mais leves, a dica é combinar a bebida com uma salada caprese, caesar salad, ou pratos da culinária japonesa, como o sashimi.

A bebida também combina muito bem com pratos mexicanos pela carbonatação e acidez, bem como com massas recheadas, como o ravióli.

 

Leia mais em: http://www.clickgratis.com.br/receita/dicas-cozinha/5-tipos-de-cerveja-e-os-melhores-petiscos-para-acompanhar-cada-um/

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*