Alimentos integrais: benefícios e propriedades para saúde

A modernização e a quantidade de alimentos industrializados encontrados no mercado, fazem com que o consumo de alimentos naturais e integrais fiquem abaixo do que seria considerado saudável.  Esse aumento no consumo de produtos industrializados pode contribuir para o aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e dislipidemias, devido ao consumo elevado de gorduras, açúcares, carboidratos e sódio, que estão presente em grandes quantidades nesses alimentos.

o que é um alimento integral?

O alimento integral e aquele que não passa por nenhum tipo de processo de industrialização, mantendo sua estrutura preservada, ou seja, não sofre alteração no teor vitaminas, minerais e fibras, deixando-o da mesma forma quando é colhido.

benefícios dos alimentos integrais para a saúde

Com a preservação de todas as suas características, como cascas e películas que revestem os grãos, os alimentos integrais proporcionam diversos benefícios para a saúde. Um deles é auxiliar no aumento da saciedade e na regulação do trânsito intestinal, com isso, ocorre uma diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças intestinais, já que são ricos em fibras, além de ajudar no controle do colesterol e de diabetes, mas é necessário aumentar a ingestão hídrica recomendada, que é de no mínimo 2 litros por dia.

Por possuir quantidades de fibras maiores que os outros alimentos, o açúcar contido nos alimentos é liberado de forma gradativa e lenta, fazendo com que o organismo não tenha picos de glicemia. Estes alimentos possuem alto teor de vitaminas e minerais, como o magnésio e vitaminas do complexo B.  Para que estes benefícios citados sejam alcançados, deve-se consumir os alimentos integrais diariamente.

 alimentos integrais emagrecem?

Uma alimentação saudável composta por alimentos integrais, auxiliam no processo de emagrecimento por possuir alto teor de fibras, favorecendo o aumento da saciedade, contribuindo para o menor consumo de alimentos.

Porém, é preciso estar atento, já que o consumo elevado de alimentos integrais pode ocasionar no ganho de peso, já que a maioria dos produtos integrais são fontes de carboidratos, e quando consumido em excesso é armazenado em forma de gordura no corpo.

diferença entre alimentos integrais e refinados

Os alimentos refinados são aqueles que passam por processo de industrialização, ou seja, as características iniciais são perdidas. Os principais componentes perdidos são as fibras presentes nas cascas e nas películas protetoras dos grãos dos alimentos. O alimentos refinados são pobres em nutrientes, fornecem apenas calorias vazias, ou seja, fornecem apenas energia sem benefícios para saúde e por isso podem contribuir para o ganho de peso e favorecer o desenvolvimento de doenças.

qual o melhor alimento integral

Todos os alimentos integrais oferecem benefícios para a saúde. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de produtos integrais. Veja alguns produtos integrais que podem ser incluídos na alimentação:

  • Farinhas integrais: podem ser utilizadas para o preparo de receitas, como bolos, pães, sobremesas, entre outros.
  • Arroz integral: pode substituir o arroz branco, que é polido e perde suas propriedades.
  • Massas integrais: consumido com molhos ou até mesmo com vegetais, ótima opção para substituir o macarrão refinado.
  • Pães integrais: substitui o pão branco, ideal para ser consumidos no café da manhã e também nos lanches intermediários.
  • Açúcar mascavo: é um ótimo substituto do açúcar refinado, podendo ser utilizado para o preparo de bolos e de outras sobremesas.

como saber se um produto é integral

Para saber se o produto é realmente integral, deve-se verificar a embalagem e a lista de ingredientes, sendo que as farinhas integrais devem aparecer em primeiro lugar na descrição dos ingredientes. Também é possível verificar na tabela nutricional a quantidade de fibras que a porção do produto contém. Para ser considerado um produto integral, a porção do alimento deve conter no mínimo 3,4g de fibras, e os produtos que contém 1,3g de fibras, são considerados refinados.

 

 

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