Como Fazer Licor de Jabuticaba

Como Fazer Licor de Jabuticaba

 

A jabuticaba é uma fruta nativa do Brasil repleta de nutrientes e propriedades benéficas para a saúde de diversas áreas do organismo. Confira os principais benefícios do alimento para incluir já no cardápio. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre. É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos. É tradição o aluguel de pés de jabuticaba, o que permite a colheita e o consumo de todas as frutas de um dado pé durante certo período de tempo. Na cidade de Sabará, em Minas Gerais, no Brasil, é realizado, anualmente, o Festival da Jabuticaba, visando a perpetuar a tradição da cidade como produtora da fruta. A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas.

 

 

 

 

Ingredientes:

1 litro de jabuticaba

1 litro de pinga

1 litro de água mineral

800 g de açúcar cristal

3 cravinhos (opcional)

Modo de preparo Como Fazer Licor de Jabuticaba:

Coloque as jabuticabas (bem lavadas e secas) numa garrafa escura e de boca larga.

 

Junte a pinga, feche a garrafa e deixe num local escuro, por uns 8 dias (eu deixo por até 15 dias), agitando a garrafa de vez em quando.

Nessa etapa, a mistura deve ser peneirada, sem espremer muito, porque o líquido pode ficar turvo.

Apenas passe pela peneira e descarte os resíduos. Certo?

Leve ao fogo, a água, o açúcar e os cravinhos, deixando ferver por uns 20 minutos.

Retire do fogo e deixe que esta calda rala atinja o ponto de morno, aí misturamos a pinga aromatizada com as jabuticabas (não precisa mais ir ao fogo).

Despeje o líquido numa bonita garrafa, tampe e deixe descansar 20 dias. Deixo até 3 meses, o líquido fica mais escuro e mais encorpado.

 

Prontinho para deliciar-se!

 

Veja Também:

Licor de Chocolate

Coquetel de Verão Mojito de Melancia

Ponche Sem Álcool

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*